terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Presença Social


O conceito de presença social foi introduzido por Short e al (1976) sendo definido como “o grau de saliência de outra pessoa numa interacção e a consequente saliência de um relacionamento interpessoal” (p.65). Eles apontam a intimidade e a proximidade como elementos de presença social, onde a intimidade é determinada por respostas pessoais como sorrisos e contacto visual, e a proximidade é determinada por interacções verbais e não verbais como colocar questões, responder às solicitações ou reagir a observações. A presença social, sugerem eles, é um factor de ambos: do meio e dos participantes.
Gunawardena e Zittle (1997) procuraram "medir até que ponto a presença social é um preditor da satisfação global do aprendente numa conferência por computador" (p.11). Também investigaram a relação entre o uso dos emoticons pelos estudantes, presença social e satisfação.
A presença social é definida por Rourke e al. (1999) como " a habilidade dos alunos para se projectarem socialmente e efectivamente numa comunidade de inquirição" (p.50). Desenvolveram um sistema de codificação que consiste em 12 itens em três categorias para medir a presença social. Eles sugerem que embora sejam necessários “elevados níveis de presença social para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem significativa, é de esperar que haja um nível óptimo acima do qual demasiada presença social pode ser prejudicial para as aprendizagens (Rourke e al., 1999, p.67).
Garrison e al (2001) ampliaram o conceito de presença social para o que eles chamaram presença cognitiva. Eles definem-na como uma medida do envolvimento do estudante na inquirição.
Baseado nesta investigação em presença social, parece provável que esta seja um factor importante para a aprendizagem e satisfação dos estudantes em cursos à distância. Não é claro, no entanto, de que forma a presença social traz impactos à aprendizagem. É possível, por exemplo, que existam níveis de presença social que podem depender do tamanho ou da intencionalidade da turma, da natureza do conteúdo, ou de outros factores ainda por determinar.
A presença social parece ser um importante elemento tanto do grau de satisfação como da aprendizagem. Estabelecer a presença social é especialmente importante no início dos cursos, tendo que haver um esforço para manter a presença social que vai decrescendo ao longo do tempo. Os estudantes em cursos online valorizam as discussões entre o professor e o grupo de estudantes, e a estrutura do curso parece ser um importante factor para permitir a discussão.



Bibliografia

Raven M. Wallace (2003)

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